terça-feira, 25 de setembro de 2007

RN vai receber R$ 77 milhões por ano para Saúde

Cerca de 1.000 procedimentos médicos de alta e média complexidade, além de pisos de urgência e emergência, terão um reajuste de 34% na tabela do SUS a partir deste mês de setembro. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em audiência com a governadora Wilma de Faria na manhã desta terça-feira (25), na governadoria, em Natal. O ministro também informou que a verba do governo federal para a saúde do Rio Grande do Norte será de R$ 77,5 milhões ao ano.

A governadora aproveitou a presença do ministro, que está visitando alguns estados do Nordeste para anunciar estes reajustes de forma diferenciada para cada um, para uma outra reivindicação importante. O credenciamento de todos os leitos de UTI do Rio Grande do Norte junto ao SUS, já que dos 120 leitos funcionando nos hospitais públicos potiguares, 78 não estão cadastrados e são custeados completamente pelo Governo do Estado.

“O reajuste da tabela SUS é uma ótima notícia e é muito bem vindo. Mas precisamos credenciar nossas UTIs para podermos investir nossos recursos em outras áreas como a criação de novas unidades de saúde e a qualificação de pessoal”, disse Wilma de Faria.

A governadora também pediu a colaboração do governo federal na aquisição de equipamentos para instalação de outras sete policlínicas já previstas e projetadas para o Estado. Atualmente, três unidades estão em funcionamento no Rio Grande do Norte em Caicó, Currais Novos e Santo Antônio.

“Todos esses pedidos da governadora mais o melhoramento da atual estrutura de pronto-atendimento serão analisados com muito carinho pelo Ministério. Até porque o Rio Grande do Norte é um dos Estados que mais investe em saúde e tem atingido várias de suas metas. Por isso, estamos até pensando em criar uma forma de premiar com recursos extra, exemplos como o daqui”, afirmou Temporão.

Além da governadora, também participaram da reunião com o ministro, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo; o secretário estadual de Saúde Pública, Adelmaro Cavancanti; o secretário estadual de Assuntos Institucionais, Ruy Pereira; a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida de França Gomes; os coordenadores do SAMU Natal e Metropolitano, Luiz Roberto Fonsêca e SelmaSantiago, respectivamente; e a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Maria Neuma de Azevedo.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: