segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Senador apresenta proposta para abrir sessão do caso Renan

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) apresentou na noite desta segunda-feira um projeto de resolução para tornar aberta a sessão que julgará o pedido de cassação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta quarta-feira.

Apesar de defendida por setores da oposição e do governo, o efeito prático da medida é quase nulo. Isso porque a proposta que altera o regimento do Senado precisa percorrer um longo caminho para que se transforme em regra. E não há tempo para tanto.

"Queremos dar transparência ao processo", disse o senador a jornalistas.

Para que o projeto de resolução entre na pauta do plenário, dois terços dos 81 senadores teriam, antes, de aprovar um pedido de urgência à matéria. O quórum é considerado altíssimo e o prazo, apertado.

Se o requerimento de urgência fosse aprovado, a mudança no regimento só poderia ser apreciada após um intervalo de duas sessões, o que ultrapassaria a quarta-feira.

A dois dias de concluir o primeiro dos três processos em andamento contra Renan Calheiros, o clima no Senado é de indefinição. Nos bastidores, porém, muitos parlamentares apostam na absolvição de seu presidente, mas por um placar bastante apertado.

Se conseguir escapar, mas com uma pequena diferença de votos, senadores argumentam que o calvário do peemedebista não terá fim, pois ficará sem força política para conduzir os trabalhos no Congresso.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: