segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Processo que pode cassar Rosalba será retomado nesta terça

Depois de três adiamentos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para esta terça-feira (11/09) o julgamento do recurso contra a expedição de diploma que pede a cassação da senadora Rosalba Ciarlini (DEM). O ministro Félix Fischer solicitou a entrada do processo na pauta destaterça-feira. Félix foi designado para substituir Carlos Alberto Menezes Direito, que iria proferir o último voto, mas pediu afastamento por ter sido convocado pelo presidente Lula para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fischer recebeu os autos do processos, que contam com dois volumes, no dia 29 de agosto. Na última quinta, o processo não entrou na pauta porque ele alegou ter sido pouco o tempo que teve para analisá-lo. Até o momento, o placar conta com 3 votos a favor da absolvição da senadora e 2 pela cassação. Félix Fischer será o sexto ministro a votar. Se entender que Rosalba é inocente, o caso fica encerrado. Se votar pela cassação da senadora, cabe ao presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, o seu desempate. Informações extra-oficiais, somadas à declarações dadas pelo presidente ao assumir o cargo, dão conta de que Marco Aurélio tenderia a votar pela cassação da senadora.

A matéria começou a ser julgada no dia 26 de junho, quando o relator, ministro Caputo Bastos, votou contra a cassação da senadora. A senadora está sendo acusada de abuso do poder econômico por ter concedido, nos meses que antecederam a campanha eleitoral do ano passado, 64 entrevistas à TV Tropical, emissora de propriedade do senador José Agripino Maia (DEM).

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: