domingo, 2 de setembro de 2007

Situação no Walfredo Gurgel ainda é considerada crítica

Até o fim da manhã de ontem, 01, o número de pacientes de ortopedia liberados do Walfredo Gurgel para hospitais privados era o mesmo do dia anterior. Com a volta das cirurgias em pacientes vindos do interior - ocorrida na sexta-feira - onze homens com fraturas haviam sido transferidos para o Itorn e para o Hospital Memorial.

A expectativa da direção do HWG é que a situação se normalize até amanhã, mas até ontem 48 pessoas continuavam nos corredores à espera de uma cirurgia de ortopedia. Segundo uma funcionária da unidade, a lentidão se deve ao fato de as vagas disponibilizadas nos hospitais privados ainda estarem ocupadas pelos onze primeiros.

Na manhã de ontem, a Unidade de Gerenciamento de Vagas (UGV) do maior hospital público do Estado aguardava novas liberações. Dos três hospitais particulares que paralisaram as cirurgias, apenas o Médico Cirúrgico não havia absorvido pacientes do HWG. Outros três pacientes de neurocirurgia foram mandados para o Hospital do Coração.

Os privados decidiram reativar as cirurgias depois de um apelo da secretária municipal de Saúde, Aparecida França. Ela pediu o retorno dos procedimentos em nome dos 59 pacientes que lotavam os corredores do HWG. Os proprietários dos três hospitais cobram o pagamento de R$ 1,2 milhão por parte do Governo do Estado. O valor se refere ao atraso dos 60% referentes à tabela extra, que deveriam ser pagos pela Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: