segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Wilma de Faria defende prorrogação da CPMF, mas critica proposta do governo

A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), defendeu nesta segunda-feira a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), mas criticou a proposta do governo federal.

"A proposta é baseada numa situação atual do orçamento que o país vive. Nós entendemos que CPMF, é exatamente por aí que pode se exonerar a questão tributária que hoje é um peso para o crescimento da economia, mas isso deve ser feito num processo a médio prazo. Agora, neste momento, fica difícil porque o Orçamento 2008 já está pronto", disse a governadora ao participar de um almoço-debate do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), no hotel Renaissance, em São Paulo.

Wilma de Faria defendeu um projeto de lei sobre o assunto. "Eu defendo a prorrogação da CPMF, mas não nos moldes de hoje. Acho que já deveria deixar um projeto de lei que signifique, no futuro, que ela [a contribuição] pode acabar."

A governadora ainda defendeu uma alíquota menor da contribuição --hoje é de 0,38%. "A alíquota pode ser reduzida, é o ideal."

Wilma de Faria afirmou que a CPMF deveria ser compartilhada com os Estados e municípios. "Todos os impostos, na minha opinião, dever ser compartilhados com Estados e municípios, não só a CPMF. Todos os tributos devem ser compartilhados para fazermos uma federação forte, para termos regiões fortes e podermos atender aos cidadãos que estão perto do município e do Estado."

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: