quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Carlos Wilson é o lider da quadrilha, diz Demóstenes

Além de apontar um desvio de R$ 500 milhões em fraudes e desvios no setor aéreo, o relator da CPI do Apagão Aéreo do Senado, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), aponta o ex-presidente da Infraero Carlos Wilson, deputado federal pelo PT de Pernambuco, como o principal responsável pelas irregularidades.

"A quadrilha era liderada por Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos e tinha como lugar-tenente Aristeu Chaves Filho que, embora não fosse servidor público e sim empresário do ramo de fruticultura, exercia grande influência sobre Fernando Brendaglia e Eurico Loyo, este, homem de confiança de Carlos Wilson e seu assessor direto", diz o relator.

"Irei analisar detalhadamente o documento baseado em meras ilações", reagiu o parlamentar em nota divulgada à imprensa agora há pouco.

Mesmo focando na administração do deputado pestista, Demóstenes afirma que o "problema é suprapartidário e permeia mais de um governo". "Mudam-se administrações, ministros, presidentes da empresa, alternam-se diretores, mas o que não sofre transformação é a sistemática de os gastos da Infraero serem pautados pelos interesses de seus contratados", completa.

Além de considerar como endêmica a corrupção na empresa pública que administra os aeroportos, o senador do DEM também admite que a CPI não teve tempo nem "meios suficientes para apurar exaustivamente todas as irregularidades apontadas nas investigações". O relatório tem como principal base as auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU).

"É necessário o aprofundamento das investigações", pede o relatório, que também destaca a necessidade de se rastrear os pagamentos depositados nas contas das empreiteiras e empresas contratadas pela Infraero.

O relator aponta irregularidades nos seguintes aeroportos: Santos Dumont(RJ), Juscelino Kubitscheck (Brasília), Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas-SP), Eurico Aguiar Salles (Vitória-ES), Deputado Luís Eduardo Magalhães (Salvador-BA), Hercílio Luz (Florianópolis-SC), Goiânia (GO) e Macapá (AP).

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: