sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Fraude de R$ 1 bilhão foi motivada por erro do Banco do Brasil

A tentativa de um golpe bilionário contra o Banco do Brasil teve início com um erro de digitação da própria instituição em um informe de rendimentos de um correntista do Interior de São Paulo, segundo explicou na tarde desta sexta-feira (19) o coordenador das investigações da Operação Alquimista, Rodrigo de Campos Costa.

Há cerca de dez anos, o Banco do Brasil emitiu o documento para declaração de Imposto de Renda de seu cliente em que constava movimentação de R$ 1 bilhão, em valores corrigidos. A identidade do correntista não foi revelada pela Polícia Federal. Morador em Americana, a 128 km de São Paulo, o homem que hoje é aposentado do INSS, negou ao Banco do Brasil que tivesse tamanho saldo. O banco corrigiu o erro.

Entretanto, oito anos depois, em 2005, o correntista- chamados pelos policiais federais de laranja - conheceu integrantes da quadrilha que acaba se ser presa pela PF. Como o aposentado do INSS ainda mantinha em seu poder o documento que constava saldo bilonário, ele foi convencido pelos criminosos a tentar sacar a quantia do Banco do Brasil. Em troca, ele ganharia 5% do valor sacado do BB. Como o golpe não deu certo e a PF descobriu, ele está preso e será indiciado por tentativa de estelionato e formação de quadrilha.

Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário: