quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Jarbas e Simon são chamados de volta à CCJ

A reclamação da bancada e uma traição por parte do PT levaram o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO), a reconsiderar a decisão de afastar os colegas de partido Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O anúncio foi feito, na manhã de hoje (11) pelo próprio Raupp, que afirmou que a decisão atende a um desejo da bancada no Senado. Jarbas e Simon ainda não se manifestaram a respeito do convite.

Os dois foram afastados da CCJ há uma semana, um dia depois que a comissão aprovar um projeto que afasta do cargo senadores que respondam a processo no Conselho de Ética. A matéria, relatada por Jarbas, também impede que um senador relate o processo de um colega de do mesmo partido.

Segundo Raupp, dois motivos o levaram a reconsiderar a decisão. Primeiro, uma consulta aos 20 senadores da bancada. Segundo, um desacordo com o Bloco de Apoio ao Governo, capitaneado pelo PT. Raupp afirma que, com a saída de Jarbas e Simon, o bloco também deveria retirar dois nomes da CCJ. “Uma das questões que pesou foi a não substituição também de algumas pessoas do bloco e havia um compromisso de que os dois fariam”, disse o líder peemedebista.

O senador evitou classificar o fato como uma traição aos petistas. “A gente entende que existem dificuldades”, amenizou Raupp. Dentro do bloco, os senadores mais próximos à “rebeldia” de Jarbas e Simon são Eduardo Suplicy (PT-SP) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

Na semana passada, Raupp disse que a volta dos dois senadores peemedebistas “rebeldes” estava condicionada ao compromisso de votar conforme a orientação do partido. Hoje, porém, ele disse que o compromisso é sempre conversar com os colegas e a liderança antes de tomarem decisões.

O líder do PMDB disse que o recuo não facilita a tramitação da CPMF pela comissão. “Pelo contrário, na CCJ as substituições melhorariam [o andamento da proposta]”, comentou Raupp. Ele acredita que a prorrogação do tributo será aprovada pela Casa em 23 de dezembro.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: