quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Horário de verão começa no próximo domingo

O horário de verão deste ano começa à 0h do dia 14 de outubro --domingo. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O horário de verão irá até a meia-noite do dia 16 de fevereiro.

Neste ano, a implantação da medida ocorre em meio ao feriado prolongado de 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida. O horário de verão 2007/ 2008 vai ter 125 dias de duração, 13 a mais do que o de 2006/ 2007.

O principal objetivo da mudança de horário é reduzir a demanda por energia elétrica, ou seja, a quantidade máxima de energia consumida em um determinado momento, geralmente entre 17h e 22h. O Ministério de Minas e Energia prevê uma economia de mais de 2.000 MW, o que significa uma redução no consumo no horário de pico entre 4% e 5%.

De acordo com o ministério, nessa época a demanda aumenta muito por causa do calor e do crescimento da produção industrial para o Natal.

No período em que o horário de verão é adotado, os dias têm duração maior por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com o maior aproveitamento da luminosidade natural, o governo espera reduzir o consumo de energia elétrica.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário foi decretada nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

Em 2006, a economia foi de R$ 50 milhões com geração termelétrica com o novo horário.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: