quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Após instalação, serviço será inspecionado

O Ministério Público Estadual (MPE) vai requisitar uma inspeção da Vigilância da Saúde logo após a instalação provisória dos três leitos de UTI neonatal, que funcionarão na Casa de Saúde Dix-sept Rosado.

Devido à improvisação em que se aplica o serviço, o promotor da Saúde, Guglielmo Marconi, afirma que a medida é uma forma de evitar precariedade no atendimento. Além das condições de funcionamento, também será observado se a quantidade de leitos disponibilizados atenderá a demanda.

Dos seis leitos previstos no projeto feito pela Secretaria do Estado de Saúde Pública (SESAP), serão instalados apenas três. Com isso, a determinação do Ministério Público passa a ser cumprida apenas parcialmente. “Nós requisitamos a construção de, no mínimo, cinco leitos.
A secretaria disse que instalaria seis, e agora serão apenas três, de forma provisória. Isso descumpre a nossa determinação. Vamos pedir a inspeção da vigilância, pois precisamos estar atentos ao cumprimento eficaz do serviço”, justifica o promotor da Saúde, Guglielmo Marconi.

O subcoordenador de serviços hospitalares da Secretaria do Estado de Saúde Pública (SESAP), Gibson Mendes, reconhece que a quantidade de leitos não será suficiente para atender aos pacientes provenientes de Mossoró e região Oeste do Estado. “Sabemos que a Dix-sept Rosado não recebe somente pacientes de Mossoró. Daí acreditarmos que serão insuficientes os três leitos instalados temporariamente”, opina Mendes.

Já para o secretário da Saúde do Estado, médico Adelmaro Cavalcante, que não participará da inauguração do serviço, o importante é saber que, mesmo de forma parcial, a UTI neonatal seja entregue à população. “Vamos entregar os leitos dentro do prazo. E ainda na sexta-feira deverão estar em funcionamento. Isso é muito importante”, declara Cavalcante.

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde Pública (SESAP), os equipamentos necessários à UTI neonatal começam a ser instalados na Casa de Saúde Dix-sept Rosado ainda hoje. Já o funcionamento das máquinas tem início amanhã, data do vencimento do prazo de 45 dias em que a Secretaria de Saúde se comprometeu a instalar o serviço.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: