quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Josivan Barbosa é reeleito Reitor com 51,90% dos votos

O professor Josivan Barbosa foi reeleito ontem para comandar mais uma vez a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com 51,90% dos votos apurados. Baseado no discurso de expansão universitária, o reitor conseguiu ganhar em todos os segmentos e estará à frente da instituição nos próximos quatro anos.

Ao saber do resultado final, Josivan Barbosa anunciou que a primeira obra a ser feita será o Restaurante Universitário em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).

O novo mandato deve apresentar mudanças, principalmente no tocante ao crescimento da Universidade, inclusive para outras cidades, através dos campi avançados. Segundo Josivan Barbosa, o governo federal já garantiu os recursos para a implantação de três campi no Estado.

Para o reitor, a Universidade precisa perder o medo de crescer. Por isso, ao lado do professor Marcos Filgueira, pretende expandir a instituição com a criação de seis novos cursos para 2008 e, conseqüentemente, concurso público para contratação de 73 novos docentes. "A partir de agora haverá concurso a cada semestre", garante.

Outro ponto que o reitor garante é dar prioridade e intensificar a política de assistência aos estudantes. Segundo ele, esse será um avanço muito grande, pois estudantes que vêm do interior encontram enormes dificuldades de se manter na instituição.

No que se refere à descentralização administrativa, Josivan afirma que é preciso primeiramente recursos orçamentais para se estabilizar.

Durante anos a Ufersa ficou sem recursos para que pudessem ser realizadas reformas ou que fossem criados novos cursos. Hoje, a instituição está passando por grandes reformas, como é o caso da construção do muro de segurança do campus no perímetro que corresponde do rio Mossoró até o Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (AFIM).

As residências universitárias nas imediações do Campus Central também estão passando por inovações. No lugar de casas, estão sendo construídos apartamentos verticais. "Com isso, vamos aumentar em 30% o número de vagas para as mulheres. Hoje tem até 16 pessoas numa só casa, e com os apartamentos serão apenas três, o que dará mais privacidade", destacou Josivan Barbosa.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: