quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Lula diz que presidenciáveis e governadores são favoráveis à cobrança da CPMF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que "todos aqueles" que pensam na sucessão presidencial de 2010 devem ser favoráveis à prorrogação da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). "Todos aqueles que estão pensando em ser presidente a partir de 2010 querem que seja mantida a CPMF", disse Lula.

O presidente não mencionou os nomes dos pré-candidatos tucanos à Presidência: os governadores José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais).

Em seguida, o presidente afirmou que todos os governadores são favoráveis à prorrogação da CPMF. "Eu estou convencido de que todos os governadores do Brasil são favoráveis. Todos. Eu duvido que tenha um governador que tenha contrariado o PAC [Plano de Aceleração do Crescimento]."

Segundo Lula, os recursos arrecadados com a CPMF são fundamentais para a execução das obras e projetos definidos no PAC até 2010. "Se nós quisermos melhorar a educação, se nós quisermos melhorar a saúde, não tem como prescindir de R$ 40 bilhões", disse ele.

Lula se reuniu hoje de manhã com os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e do Senado, Tião Viana (PT-AC), para discutir a elevação dos recursos para a saúde como contrapartida ao apoio do PSDB à PEC (proposta de emenda constitucional) que prorroga a cobrança da CPMF até 2011. A PEC está em tramitação no Senado.

Vários governadores sugerem contrapartidas ao governo federal para que apóiem de maneira integral a proposta no Senado. Os governadores do PSDB, por exemplo, querem a desoneração do PIS-Cofins das empresas estaduais de saneamento.

Críticas

Sem citar nomes nem partidos políticos, o presidente apelou para que se analise de forma diferenciada aqueles que pretendem debater a CPMF de "forma séria" e os que querem "fazer carnaval" com o assunto. No Senado, a proposta enfrenta resistências de integrantes da oposição principalmente do DEM, PSOL e PSDB.

"Eu acho que é preciso a gente separar os que querem fazer discurso sério e que querem debater, que querem flexibilizar ou agora ou para o futuro com aqueles que querem fazer carnaval com a CPMF", afirmou Lula.

Em busca do acordo entre os partidos políticos --as conversas são conduzidas pelos líderes da base aliado do governo e os ministros Guido Mantega (Fazenda), Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) e José Gomes Temporão (Saúde), além de líderes da base aliada--, Lula optou por elogiar a "responsabilidade" de membros do Senado.

"Eu estou certo que o Senado tem muita gente com muita responsabilidade, estou certo que eles trabalharão para que isso passe [a proposta seja aprovada]. Estou certo que os governadores irão trabalhar para que isso passe de forma que eu só espero que cada um cumpra com suas obrigações e que quem ganhe com isso seja a sociedade brasileira."

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: