quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Lula quer fechar amanhã acordo para aprovar CPMF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende fechar amanhã, em um café da manhã com os presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Tião Viana (PT-AC), o formato final do acordo pelo qual o governo se compromete a aumentar os recursos para a Saúde em troca da aprovação da proposta que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011. O governo ainda não apresentou oficialmente a proposta oferecida ao Congresso.

Hoje, o governo retirou da pauta do Senado a proposta que regulamentava a aplicação dos recursos para a Saúde para negociar com a oposição a votação da CPMF. Secretários municipais de Saúde trabalhavam com uma proposta extra-oficial que acrescentava para o orçamento do ano que vem R$ 3,5 bilhões para a área. Esses recursos viriam de um aumento da alíquota da CPMF e seriam destinados diretamente para Estados e municípios que teriam de usar os recursos para financiar ações e serviços de Saúde.

Na reunião de hoje do Conselho Político, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que a parcela da alíquota da CPMF destinada à Saúde, hoje de 0,20%, poderá ser elevada para 0,25%.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: