segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Ministério da Saúde inicia auditoria na Januário Cicco

Um grupo de trabalho formado por quatro auditoras do Ministério da Saúde começou hoje, 1º de outubro, um trabalho de fiscalização na Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal. O trabalho está sendo realizado a pedido do Ministério Público Federal no RN (MPF/RN).

A idéia é juntar dados técnicos e informações que possam fundamentar uma futura ação civil pública a ser ajuizada pelo MPF para assegurar um aporte maior de verbas destinadas ao hospital. A Procuradoria Regional do Direitos do Cidadão no RN (PRDC/RN) vem recebendo uma série de denúncias sobre os mais diversos problemas enfrentados pela maternidade, principalmente os que dizem respeito a UTI neonatal, como por exemplo, falta de equipamentos e superlotação, gerados, principalmente, pela falta de condições financeiras.

Para tentar solucionar alguns desses problemas, nos últimos meses a PRDC já enviou uma série de recomendações para que equipamentos sejam redirecionados de outros municípios do estado para a Januário."Alguns problemas podem ser solucionados com a expedição de recomendações. Outros, mais complexos, exigem que medidas judiciais sejam adotadas. Já nos reunimos diversas vezes com o diretor da maternidade, que tem se empenhado na solução dos problemas, mas tem enfrentado o obstáculo da falta de recursos", explica a procuradora regional dos direitos do cidadão no RN, Caroline Maciel.

A equipe do Ministério da Saúde realiza a auditoria até a sexta-feira, 5 de outubro. O relatório deve ser enviado, de Brasília, depois que todo o material for devidamente analisado. Amanhã, 2 de outubro, a Procuradora Caroline Maciel fará uma visita à equipe de auditoria, acompanhada do diretor da maternidade, o médico Kleber Morais.

Fonte: Assecom/Procuradoria da República/RN

Nenhum comentário: