quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Municipalização do trânsito pode ser votada em dez dias

Em audiência pública realizada ontem, na Câmara Municipal de Mossoró, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Público, Alex Moacir, apresentou o projeto de Municipalização do Trânsito da Cidade. A perspectiva é que o projeto possa ser votado neste mês de novembro.

Segundo o presidente da Câmara, o vereador Júnior Escóssia, o projeto foi enviado à instituição em 19 de setembro, protocolado no dia 25 daquele mês. "Mesmo com a ausência de alguns colegas não podíamos adiar ainda mais a resolução deste problema", explica o vereador.

Na explanação do secretário foram esclarecidas as ações do projeto, como a criação dos departamentos de trânsito e transporte, planejamento e engenharia de tráfego, manutenção viária e educação de trânsito e estatística, além do conselho de trânsito e transporte para dar suporte à população e formar uma comissão de análise de defesa prévia para recorrer às punições.

"Nossa maior preocupação na elaboração deste projeto foi que contemplasse a todos para isso foi realizada uma pesquisa onde foi constato que a população anseia por este projeto mesmo sem entender como ele vai funcionar", declara Alex Moacir.

Para desenvolver as atividades serão criadas 90 vagas de agentes de trânsito que vão trabalhar na fiscalização do trânsito em si e dos transportes coletivos, emitindo infrações, realizando a sinalização, combatendo o transporte clandestino e orientando para a educação no trânsito, classificados em concurso público, além dos profissionais de arquitetura, engenharia civil, pedagogia e serviço social como também serão nomeadas sete pessoas para cargos comissionados.

Para solucionar a questão do estacionamento no Centro foi apresentada a proposta de estacionamento rotativo, sendo implantado o sistema de zona azul, visto a falta de intra-estrutura urbana. Já quando questionado se os recursos orçados em R$ 1 milhão eram suficientes, o secretário afirma que "este valor é suficiente para um ano e que logo seja aprovado o projeto de lei, será contratada a empresa para realização do concurso para contratação e capacitação de pessoal, com esperança que este processo se realize ainda em 2007 e as atividades iniciadas em 2008", fala Alex Moacir.

O presidente da Câmara encerra a sessão sugerindo que a primeira votação seja realizada nos próximos dez dias, sendo definida a data na próxima terça-feira, prazo para que entidades interessadas enviem sugestões e emendas ao projeto.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: