terça-feira, 9 de outubro de 2007

“Ordem de São Calheiros” causa tumulto no Senado

Integrantes do PPS fizeram uma conturbada manifestação próximo ao plenário do Senado. Vestidos com hábitos de franciscanos, eles queriam entregar sandálias havaianas aos senadores, em nome do que seria a autodenominada “Ordem de São Calheiros”, numa referência clara ao epicentro da crise, o senador alagoano Renan Calheiros (PMDB-AL).

cerca de duas semanas, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) afirmou existir dentro do PMDB uma “ala franciscana”, numa referência aos senadores da sigla menos prestigiados com cargos na administração federeal.

Os seguranças do Senado conduziram os manifestantes à Subsecretaria de Polícia Judiciária, que funciona como delegacia de polícia e fica no subsolo da Casa. Os senadores peemedebistas Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS), afastados da Comissão de Constituição e Justiça (CCF) pela cúpula do PMDB na quinta-feira passada, foram ao local para tentar conversar com os manifestantes e apaziguar os ânimos.

Durante o trajeto do plenário até o a subsecretaria, houve muitas agressões e empurra-empurra. Os manifestantes gritavam que o Senado é um “balcão de negócios”, e um deles, Anderson Martins, secretário da Juventude do PPS, acusou os seguranças de agressão física violenta.

Cerca de uma hora depois, Martins conversou com os jornalistas e afirmou que não houve agressão da Polícia do Senado. "A força foi necessária".

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: