quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Pistas do Aeroporto de São Gonçalo devem ficar prontas até início de 2009

As pistas do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante devem ficar prontas até o início de 2009. A informação foi dada na manhã desta quarta-feira pelo gerente de obras da Infraero, Ibernon Martins durante a visita da comitiva de Brasília, formada por representantes não só da Infraero, como também da Casa Civil, Dnit e Exército Brasileiro. Ibernon Martins explicou que a terraplanagem do terreno já está pronta e o prazo para entrega dessa primeira etapa, que inclui as pistas principal e de táxi aéreo, deve ser feita até o início de 2009. ``Estamos cumprindo todo o cronograma estabelecido pela Infraero'', disse.

Para o general Jorge Fraxe, responsável pelo Batalhão de Engenharia que desenvolve o trabalho nas pistas, a entrega deve acontecer antes mesmo do previsto. ``Essa parte a gente quer entregar ano que vem'', disse o general, que precisou a finalização do serviço para meados de 2008. Ele informou, ainda, que a visita dos generais do Exército Brasileiro ao canteiro de obras vai servir para verificar o andamento real do projeto, acompanhar o cumprimento do cronograma e analisar o trabalho dos soldados nessa primeira etapa do aeroporto. Cerca de 300 homens trabalham diariamente para cumprir o prazo estipulado pela Infraero.

O projeto do aeroporto foi elaborado para que ele seja um dos maiores do Brasil. Por isso, a estrutura para receber aviîes de grande porte ser completa, incluindo pistas suficientemente longas para comportar pousos com segurança. A pista principal terá 3 quilômetros de comprimento por 60 metros de largura, o que garante o pouso das maiores aeronaves existentas na aviação de carga e comercial, como o Airbus 380 (A-380). A pista de táxi aéreo também vai ter 3 quilômetros de comprimento, mas a largura será de 25 metros.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: