quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Expofruit 2007 inicia amanhã com número recorde de delegações estrangeiras

A edição 2007 da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) - que será realizada nos próximos dias 4, 5 e 6 em Mossoró, na Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) deverá atrair a participação recorde de 11 delegações estrangeiras interessadas em comprar nossas frutas e investir na região.

O evento cujo tema será "Fruta, a receita para uma vida saudável", reunirá pela primeira vez no mesmo espaço delegações de países como França, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, República Tcheca, Bélgica, Noruega e os EUA, além da Rússia e Polônia que confirmaram presença pela primeira vez.

As delegações vêm interessadas em participar nos dias 5 e 6 da V Rodada de Negócios realizada conjuntamente pelo Sebrae, Coex (Comitê de Fitossanidade do RN), Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas), Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) e prefeitura de Mossoró.

Conforme Francisco de Paula Segundo, presidente do Coex, organizadora da Expofruit, o crescimento promete ser de 30% em vendas quando comparado aos anos anteriores, gerando negócios superiores a 20 milhões de reais nos três dias.

Um dos motivos para credenciar tanto sucesso a feira está no fato do Rio Grande do Norte ser o único Estado brasileiro com autorização para exportar quatro produtos agrícolas para os Estados Unidos - mamão, melão, banana e melancia -, evidenciando a importância da exposição.

Daí o interesse da Rússia, que virá com uma delegação disposta em adquirir melão, mamão, manga e também trazer possíveis investidores com o objetivo de construir fábrica de polpas em Mossoró. A Polônia, por sua vez, marcará presença com potenciais compradores.

A feira marcada para ser aberta às 20h desta quarta-feira deverá atrair ainda um público formado por produtores, importadores, exportadores, atacadistas, distribuidores, supermercadistas, varejistas, pesquisadores e universitários.

A área terá em torno de 350 estandes para exposição, distribuídos em 15 mil m². Cada um dos estandes está sendo vendido por R$ 1,8 mil e tem 12 metros quadrados.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: