terça-feira, 16 de outubro de 2007

RN fecha setembro como terceiro do país na geração de empregos formais

Mais uma vez, o Rio Grande do Norte figura entre os estados brasileiros que mais geram empregos formais. O último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, aponta que em setembro o mercado potiguar gerou 5.845 novas vagas, o que representa uma variação de 1,90% na oferta de novos empregos com carteira assinada. O resultado mantém o Rio Grande do Norte entre os três estados brasileiros que lideram o ranking dos que mais geram oportunidades de trabalho ao lado de Pernambuco e Alagoas.

O levantamento do Caged confirma que o Estado tem conseguido elevar mensalmente a oferta de empregos formais, oscilando entre as três primeiras posições do ranking nacional. Em setembro, por exemplo, foram abertas 1.012 vagas a mais que em agosto, quando foram geradas 4.833 novas oportunidades de trabalho. No acumulado do ano, este número saltou para 13.730 novas vagas. Quando analisados os últimos doze meses, 16.846 trabalhadores foram contratados com carteira assinada, o segundo melhor desempenho da região Nordeste e acima da média nacional.

No último mês, o setor agropecuário foi o que mais elevou o índice de geração de empregos, com uma variação de 6,04%, o que significou a contratação de 1.328 novos profissionais. Porém, em números absolutos, quem mais gerou empregos foi a indústria de transformação, que abriu 1.853 novas vagas no mês passado, seguida do setor de serviços, que contratou outros 1.556 trabalhadores em setembro.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: