terça-feira, 23 de outubro de 2007

Rosalba comemora aprovação da Universidade Federal do Seridó

A Comissão de Educação(CE), do Senado aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, em decisão terminativa, o projeto de Lei da senadora Rosalba Ciarlini que autoriza o Executivo a criar a Universidade Federal do Seridó Potiguar (UFESER).– Movida pela preocupação adicional de fortalecer a educação superior do semi-árido potiguar, a senadora Rosalba Ciarlini defende a instalação naquela região cheia de contrastes e peculiaridades, de uma nova universidade federal, autônoma e comprometida com o estudo e o desenvolvimento de soluções para os problemas locais, para o que se espera o apoio desta Casa”, argumentou o relator Cícero Lucena. O voto do senador paraibano foi seguido por todos os membros da Comissão de Educação.

A autora do projeto Rosalba Ciarlini disse que propôs a implantação da Universidade por entender que além permitir que o Seridó seja contemplado com o novo processo de expansão e democratização do ensino superior, a nova instituição federal atenderá a demanda de uma região com economia e cultura peculiares. – O Seridó e o RN aguardavam esse momento histórico para a educação do nosso Estado-, declarou.

A aprovação da Universidade do Seridó foi testemunhada pelo deputado Betinho Rosado. Convidado pela senadora, ele acompanhou a votação do projeto na primeira fila da Comissão de Educação, ao lado dela.

O projeto de Lei 412/2007 determina que a nova universidade seja criada por desmembramento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com isso, os campi de Caicó e Currais Novos passam a integrar a UFSER. Serão aproveitados servidores da UFRN e pessoal dos órgãos e entidades da administração federal direta, autarquias e fundações. A nova universidade será instalada em Caicó.

RPC - Rede Potiguar de Comunicação

Nenhum comentário: