terça-feira, 2 de outubro de 2007

Rosalba pede audiência pública para debater bolsa família

A senadora Rosalba Ciarlini propôs a realização de uma audiência pública, na Comissão de Educação, Cultura e Desporto, para debater o Programa Bolsa Família. A parlamentar disse que o Brasil precisa saber por que a evasão escolar está aumentando, mesmo com a ampliação do programa.

“A audiência é destinada a esclarecer as graves informações vinculadas recentemente na mídia”, argumentou a senadora, se referindo a uma matéria assinada pela jornalista Paloma Oliveto, do Correio Brasiliense, publicada no último domingo. A jornalista percorreu diversos estados nordestinos e constatou que crianças e jovens estão abandonando as escolas.

Rosalba disse acreditar que a mudança do Bolsa Escola para Bolsa Família induziu as famílias a considerarem que esse não é um programa de apoio educacional. “O programa saiu do imaginário dos jovens e das famílias”, reforçou, defendendo a exigência da freqüência escolar.

A senadora alega que o próprio Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome reconhece a contradição ao publicar que no fim do primeiro semestre 2,13% dos alunos assistiram a menos de 85% das aulas- exigência do Programa. O controle de freqüência escolar do programa Bolsa Família deixa de fora 3,2 milhões de estudantes, o equivalente a 21% dos 15,1 milhões de criança. A cobertura, porém, vem crescendo e subiu de 68%, nos meses de abril e maio, para 78,9%, em junho e julho deste ano, conforme os dados do governo

Embora o acesso à educação tenha crescido o analfabetismo ainda alcança mais de 14 milhões de brasileiros, revela a Síntese dos Indicadores Sociais, divulgada dia 28 de setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico-IBGE. Os dados baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), dizem, ainda, que, apesar do aumento do acesso aos bancos escolares, o ensino médio é realidade apenas para 47,1 dos adolescentes brasileiros.

A senadora está convocando o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; Marcelo Aguiar, ex-secretário nacional do Programa Bolsa Escola e autor do livro “Bolsa Escola, educação para enfrentar a pobreza”; Daniel Cara, sociólogo e coordenador geral da campanha nacional pelo Direito à Educação; jornalistas Paloma Oliveto, autora da matéria, e Luiz Ribeiro, do Estado de Minas, além de jovens inscritos no Bolsa Família.

O requerimento da senadora Rosalba Ciarlini solicitando a audiência pública para o Bolsa Família foi subscrito pelo presidente da Comissão de Educação, Cristovam Buarque e aprovado por unanimidade na reunião desta terça-feira.

RPC - Rede Potiguar de Comunicação

Nenhum comentário: