sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Conselho pode votar as 3 ações contra Renan até dia 22

O presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), admitiu hoje estar em curso um movimento para que os três processos que tramitam contra o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sejam votados no mesmo dia, até o dia 22 deste mês. "Estamos com pressa de acabar com tudo isso. Há essa idéia de juntar tudo", afirmou. A solução aceleraria a sucessão de Renan, processo que interessa ao PMDB, uma vez que o cargo está ocupado hoje por um interino, o petista Tião Viana (AC).

O presidente licenciado do Senado também se beneficiaria, segundo senadores aliados, porque uma eventual absolvição de Renan ocorreria às vésperas do recesso parlamentar, que começa nas festas de fim de ano e vai até início de fevereiro. Com o Congresso parado a repercussão seria menor e o Senado não iria reverberar críticas da opinião pública.

Hoje, o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), afirmou que com a possibilidade de os processos contra Renan serem concluídos até o dia 22, a sucessão na Casa poderá ser deflagrada ainda neste ano. O PMDB já dá como certa a decisão de Renan de abrir mão em definitivo do cargo. "Se puder resolver isso até o dia 22, será muito bom para todos. Pelo menos já resolve o problema da sucessão, se é que o senador Renan vai se afastar definitivamente da presidência. Essa é uma decisão que ele deverá tomar no final da sua licença, aí abre caminho para o processo de sucessão."

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: