Um novo cadastramento de vendedores ambulantes está previsto para ser realizado ainda este ano. De acordo com Marco Célio, gerente de Urbanismo, o departamento está preparando reuniões visando elaborar e aplicar questionários junto aos camelôs. "Vamos iniciar, provavelmente, no início de dezembro", diz. Segundo ele, os questionários serão aplicados tanto aos vendedores que possuem comércio no interior do Mercado Público quanto aos comerciantes espalhados pelas ruas de Mossoró.
O gerente de Urbanismo esclarece que o objetivo do recadastramento é verificar a dimensão do problema de instalação desses profissionais no comércio e saber quantos camelôs são cadastrados. A partir disso, será realizado um trabalho de disciplina dos espaços.
Ele informa ainda que anteriormente esse trabalho era desenvolvido pela Secretaria de Serviços Urbanos, mas com a criação do Plano Diretor pelo município, o controle passou a ser uma tarefa da gerência assumida por ele.
O último cadastramento realizado com os vendedores da cidade ocorreu em 2003 e constatou a atuação de 180 comerciantes ambulantes. Marco Célio enfatiza que o novo cadastramento não admitirá ocupações posteriores a 2003 e que primeiramente será resolvida a situação dos vendedores que já ocupavam os espaços no período anterior.
Em relação às pessoas que passaram a comercializar após a data, ele esclarece que as mesmas serão notificadas para que possam se retirar, caso isso não seja feito, a gerência deverá providenciar a desocupação dos espaços.Outro objetivo da medida é tornar as ruas e calçadas livres para o tráfego de pessoas e garantir ao cidadão o direito de ir e vir. O grande problema, segundo ele, é a ausência de um local para relocar esses vendedores.
Fonte: Gazeta do Oeste
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário