Os preparativos para a implantação da UTI neonatal em Mossoró estão na reta final. Ontem a pediatra e coordenadora da UTI neonatal, Elisabete Santos, esteve na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursarp) juntamente com a enfermeira especializada em UTI neonatal, Natércia Bruno, para dar início aos treinamentos das equipes que irão compor a unidade.
Neste primeiro momento a enfermeira Natércia Bruno veio de Fortaleza para conhecer a equipe de enfermeiros e mostrar os serviços que serão trabalhados na UTI neonatal. Em seguida, 12 enfermeiros irão participar de uma capacitação em Fortaleza, no início de dezembro.
Após esta capacitação, estes enfermeiros irão preparar uma equipe de auxiliares de enfermagem para trabalhar na UTI. Somente depois deste processo de capacitação dos trabalhadores é que a UTI poderá entrar em funcionamento. "A maior dificuldade encontrada para a implantação da UTI neonatal é a escassez de material humano na cidade, capacitado para trabalhar com este serviço", afirma Elisabete.
Segundo Elisabete Santos, após este processo, a UTI neonatal será implantada na Casa de Saúde Dix-sept Rosado no início de janeiro de 2008. Inicialmente a UTI irá funcionar com três leitos, no entanto a previsão é que até a metade do ano que vem já esteja com seis leitos em funcionamento.
A equipe contará com vários médicos de plantão e também terá diariamente uma pediatra, duas enfermeiras, sendo uma para o turno matutino e outra para o vespertino, uma auxiliar de enfermagem para cada três recém-nascidos, uma outra equipe para a noite e para revezar os trabalhos.
De acordo com Elisabete Santos, a UTI neonatal terá uma uniformidade de conduta e rotinas a serem seguidas, que serão estabelecidas em conformidade com toda a equipe. "Estamos em processo inicial, para o bom funcionamento do serviço, estamos capacitando o material humano", diz.
Fonte: O Mossoroense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário