terça-feira, 6 de novembro de 2007

Hospitais do RN realizarão teste rápido de HIV

A partir dos dias 13 e 14 deste mês, hospitais localizados em diversos municípios do Rio Grande do Norte estarão capacitados a detectar o vírus HIV através do chamado teste rápido, que emite os resultados dos exames em até 30 minutos.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS, Celeste Melo, o teste propiciará aceleração dos resultados nos casos de pessoas que não têm acessibilidade às unidades de saúde. "Com esse evento, esperamos potencializar as respostas de casos que estão com difícil acesso ao recebimento dos resultados". A importância de descobrir o diagnóstico com rapidez é permitir que as pessoas infectadas possam ser acompanhadas e monitoradas, controlando o vírus.

A nova metodologia será aplicada a partir de um treinamento de capacitação, ministrado por biomédicos e destinado às secretarias dos municípios de Macaíba, Santa Cruz, Caicó, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibu. Em Natal, participarão as unidades comunitárias do Programa Saúde e do Hospital Onofre Lopes.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: