terça-feira, 6 de novembro de 2007

Lula cobra do PT fim da discussão sobre 3º mandato

Um dia depois de classificar como “insensatez” as articulações em torno da proposta que possibilita que o ocupante de um cargo no Executivo possa se reeleger indefinidas vezes, o presidente Lula voltou a descartar hoje (6) a possibilidade de tentar um terceiro mandato consecutivo.

Em reunião com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), e o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), Lula determinou ao partido que dê um basta à discussão.

“É importante colocar um ponto final numa pauta artificial. Não há nenhum movimento do PT em relação a isso”, disse Berzoini logo depois do encontro. "Tem gente que gosta de colocar esse tema na pauta como uma possibilidade de criar uma dúvida na população e na opinião pública", acrescentou.

O presidente do PT ressaltou que o partido foi contra a emenda da reeleição, em 1997, e que essa posição foi confirmada no último congresso nacional da legenda.

As especulações em torno do terceiro mandato ganharam corpo depois que Devanir Ribeiro apresentou uma proposta que autoriza o presidente da República a convocar plebiscito para tratar de diversos temas. Após a reunião, o deputado paulista, que é amigo de Lula, negou que sua intenção fosse de abrir caminho para uma nova reeleição do presidente.

"Vim esclarecer o presidente que minha proposta não tem nada a ver com um terceiro mandato", declarou.

Devanir afirmou que, com sua proposição, pretende apenas estender ao presidente da República a prerrogativa de convocar plebiscitos (sobre qualquer assunto). A tarefa hoje é privativa do Congresso.

Segundo o deputado, as especulações cresceram depois que o também petista Fernando Ferro (PE) pediu o desarquivamento da proposta que prevê o fim da reeleição. Com esse texto, destacou, outras 47 PECs que tratavam do tema também foram desarquivadas, por tramitarem em conjunto.

Entre elas, estava uma do ex-deputado Inaldo Leitão (PEC 99/99), que acaba com o limite de uma única reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: