domingo, 4 de novembro de 2007

Motos e carros matam mais do que armas

O que é mais perigoso: usar uma arma de fogo, um carro ou uma motocicleta? Pode parecer uma pergunta simples e em um primeiro momento, a resposta seria uma arma, mas não é o que tem ocorrido, na prática, nos últimos anos em Mossoró e cidades vizinhas.

Segundo números do setor de assessoria de planejamento do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP), o número de homicídios provocados por arma de fogo é menor do que a quantidade de mortes durante os acidentes envolvendo carros e motos neste ano, revelando o perigo de se conduzir veículos sem responsabilidade – fato que ocorre na maioria dos casos de acidentes de trânsito.

O setor de estatísticas do Itep de Mossoró registrou, este ano, 118 homicídios provocados por armas de fogo, 36 mortes em acidentes de carros e 84 em acidentes com motocicletas. Estes dois últimos, somados, ultrapassam os homicídios e contabilizam 120 óbitos. De uma maneira geral, o número de mortes no trânsito, sejam em atropelamentos, acidentes com carros e motos e outros, de janeiro a setembro foram contabilizados 169 óbitos, ou seja, 169 mortes no trânsito, número maior do que a quantidade de homicídios no mesmo período, analisando-os de maneira macro.

Foram 157 homicídios, subdividos em quatro categorias: arma de fogo, estrangulamento, arma branca e espancamento. O primeiro com maior índice.Os números fornecidos pelo Itep revelam uma discrepância na quantidade de acidentes com motocicletas e os demais tipos especificados pelo órgão, mostrando a fragilidade desse tipo de transporte e também maior falta de cuidado por parte dos seus condutores, o que na opinião de especialistas são fatores fundamentais.

Dos 169 óbitos em acidentes, mais de 55% são com motocicletas. “Em Mossoró, o pessoal não respeita a legislação. Eles não têm a verdadeira educação do trânsito. Em muitos casos, são desatenciosos e esse é um dos principais fatores para grande parte dos acidentes”, aponta o subcomandante do Segundo Departamento Rodoviário Estadual (2º DPRE) – antigo Peltran – de Mossoró, tenente Rabelo, da Polícia Militar.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: