segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Novo método de alfabetização será aplicado com mais de 12 mil crianças no RN

A governadora Wilma de Faria anunciou na manhã desta segunda-feira (12) a implantação de um método de alfabetização que vai ser aplicado em 179 escolas de 21 municípios do Estado, beneficiando mais de 12 mil crianças dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. O lançamento no Rio Grande do Norte do programa Alfa e Beto é mais uma das ações da Agenda da Educação, criada em junho deste ano e que tem entre as metas reduzir consideravelmente os índices de analfabetismo em todo o território potiguar até 2010.

A governadora aproveitou a ocasião para reforçar a necessidade de o governo federal complementar os investimentos na área de educação. “O Rio Grande do Norte não foi incluído na complementação dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção do Ensino Básico), por ter a melhor renda per capta e o melhor IDH da região. E o Estado ainda repassa cerca de R$ 217 milhões, somente este ano, para as prefeituras”, observou.

Baseado em princípios da psicologia cognitiva, o programa Alfa e Beto utiliza o método metafônico, que prioriza a exploração do som de cada letra no processo de leitura e escrita. As aulas são ministradas pelos professores com auxílio de diversos instrumentos de ensino, entre eles dois bonecos, Alfa e Beto, personagens que estimulam as crianças a ler e escrever. O objetivo principal é fazer com que as crianças aprendam efetivamente a ler e escrever e desta forma adquiram autonomia intelectual.

O programa será implantado nas escolas por 493 profissionais, entre professores e articuladores de educação. “Já trabalhei com vários métodos, mas este foi o que obteve os resultados mais satisfatórios. O material é muito bem elaborado e explora a letra, o som e a imagem, ensinando a ler e escrever de forma lúdica. O resultado é tão bom que até a ortografia de muitos alunos melhorou”, afirma a professora Maria de Lourdes de Azevedo, da Escola Estadual Clara Camarão, no bairro de Felipe Camarão, em Natal, onde o projeto já foi implantado em fase experimental.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: