domingo, 11 de novembro de 2007

Oratório de Santa Luzia terá modificações neste ano

Os ensaios para o Oratório de Santa Luzia foram iniciados há cerca de quatro semanas e a palavra-chave para a apresentação deste ano parece ser mudança. Para começar, o elenco é todo composto por jovens voluntários de movimentos pastorais de diversas igrejas da cidade, uma exigência do Monsenhor Américo. O próprio texto, produzido nesta edição por Filemon Pimenta e José Maria Alves, sofreu alterações. De acordo com o diretor-geral, o professor universitário Felipe Caetano, o espetáculo deste ano foi inspirado no Teatro Vicentino e objetiva informar os fiéis de forma real, reforçando a fé.

Outra modificação introduzida na peça, segundo o diretor-geral, foi a substituição da figura do narrador por um novo personagem, um bispo, que contará a história de Santa Luzia durante um sermão. Também haverá anjos ao longo do cenário que realizarão as adaptações necessárias entre uma cena e outra. Ele acrescenta que o teatro, agora de inspiração clássica, é de fácil leitura e compreensão e está totalmente diferente das seis edições anteriores.

Os 48 jovens que estão participando dos ensaios foram escolhidos após uma seleção que contou com a participação de 117 inscritos, os quais tiveram que comprovar, através de declaração, que realmente fazem parte de uma das paróquias de Mossoró e tiveram que passar por oficinas de corpo e voz. Para alcançar um papel, eles tiveram ainda que pesquisar sobre a trajetória da Santa, até porque o trabalho é evangelizador. Muitos não têm experiência teatral, mas estão se empenhando para fazer o melhor.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: