segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Pediatras protestam contra o fechamento dos leitos no HWG

``Um protesto contra o fechamento dos leitos infantis do Hospital Walfredo Gurgel''. Assim, o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Norte, Geraldo Ferreira, definiu o ato público realizado na manhã desta segunda em frente à unidade hospitalar. ``Essa é apenas uma ameaça da secretaria, mas parece bem real'', disse Geraldo e completou, ``eles estão dizendo que vão fechar porque não há necessidade (demanda), o que é uma mentira''.

Segundo dados apresentados pelo presidente da Associação Médica, algumas épocas do ano, principalmente entre maio e junho, a ocupação dos 32 leitos disponíveis, que incluem o pronto-socorro e a enfermaria infantis, chega a 99%. No total, a quantidade de atendimentos realizados nos últimos dois anos ultrapassa os 60 mil. Em 2005 foram 33.423 atendimentos infantis, já em 2006 foram 32.761 crianças. Para aumentar ainda mais o número, só este ano, até setembro, foram realizados 23.324 atendimentos. Quantidade que não será comportada pelo Hospital Maria Alice Fernandes, por não haver estrutura adequada no local.

Outro ponto discutido é que além da possível transferência dos 18 leitos de enfermaria, oito dos dez pediatras do Walfredo Gurgel também devem mudar seus locais de atendimento. Para Sônia Godeiros, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN), o problema é meramente financeiro, pois o Governo do Estado não pretende contratar novos profissionais para suprir a demanda existente. ``Existe um déficit de recursos humanos, que o governo já admitiu, mas ainda não se mobilizou para resolver isso'', afirmou Sônia Godeiro.

Para evitar a transferência dos leitos pediátricos, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) teria que contratar novos profissionais, readequar horários na escala de trabalho e criar plantões eventuais. ``Há um mau planejamento, é uma coisa nociva à saúde. Esse é um processo de desmantelamento da saúde pública'', observou Geraldo Ferreira. De acordo com o chefe do Setor de Pediatria do Hospital Walfredo Gurgel, Enéas Bezerra, na última quinta-feira houve uma reunião entre os diretorias dos hospitais e a Sesap para definir a situação. A informação passada é que a mudança proposta vai realmente acontecer.

Mesmo assim, o Sindsaúde-RN está fazendo um abaixo-assinado para recolher 5 mil assinaturas e tentar evitar a transferência dos leitos pediátricos. Há uma semana, o sindicato está conversando com a população para conseguir novas adesões à luta da categoria. O objetivo é entregar o documento, o mais rápido possível, à Sesap e à governadora Wilma de Faria.

Enquanto isso, a direção do Hospital Walfredo Gurgel prefere não se pronunciar. Procurada pela reportagem do Diário de Natal, a assessoria de imprensa da unidade informou que a posição do hospital é que o processo está em discussão, ainda não há nada definido e que um possível pronunciamento só vai acontecer quando a direção tiver algo concreto a anunciar.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: