quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Resultado da criação de cursos sai em 3 de dezembro

Está previsto para o próximo dia 3 de dezembro a divulgação do resultado avaliativo do Ministério da Educação (MEC) sobre os projetos de implantação de mais 12 cursos de graduação na Universidade do Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

Segundo Josivan Barbosa, reitor da Ufersa, uma comissão de alto nível está avaliando o projeto dos cursos, no entanto, só poderá fazer recomendações para adequar a grade curricular, pois em termos de aprovação a universidade tem autonomia de criar seus cursos.

Ao todo, serão disponibilizados oito cursos em Mossoró e quatro nos três campi avançados que serão instalados em Apodi, Pau dos Ferros e Angicos.

Os cursos criados para o campus central estão divididos nas seguintes áreas: Engenharia (civil, química, florestal e de petróleo), Ciências Contábeis, Direito e Biologia (biotecnologia e ecologia). E nos campi terá bacharelado em Ciência e Tecnologia, Química, Física e Matemática.

O reitor conta que a escolha dos cursos foi feita a partir das prioridades de cada departamento acadêmico, em função das cadeias produtivas da região, visando à inserção do jovem no mercado de trabalho.

"Esta é uma nova tendência das universidades modernas que possibilitam que o jovem escolha sua carreira no terceiro ano do curso e não logo no ato da inscrição do vestibular, quando o estudante tem apenas 17 anos, garantindo a diminuição da evasão e aumentando a inclusão no ensino superior de vários jovens da região do Semi-árido", afirma Josivan Barbosa.

Esta forma de ensino superior já foi adotada em várias universidades federais pelo País, como por exemplo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: