segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Cerca de 30% dos caminhoneiros usam drogas no trabalho

Pelo menos 30% dos caminhoneiros do Brasil usam freqüentemente alguma substância ilícita durante o trabalho, principalmente anfetaminas e cocaína, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso. De acordo com o levantamento, o objetivo dos caminhoneiros é ficar acordado durante à noite para trabalhar por longas horas seguidas, informa o jornal O Povo, do Ceará.

A anfetamina consumida nas estradas brasileiras é conhecida popularmente como rebite e tem o custo médio de R$ 20. O relatório do Ministério Público aponta ainda que 31% dos caminhoneiros (cerca de 1 milhão) trabalham mais do que 16 horas por dia, o dobro do recomendado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Entre os autônomos, o problema é maio: cerca de 60% usam drogas.

Outra pesquisa, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre janeiro e outubro deste ano, reafirma os dados do estudo de Mato Grosso. Dos 103 mil acidentes com veículos ocorridos no período, mais de 40% envolviam ônibus, microônibus ou caminhões. Além disso, 30% dos motoristas desses veículos admitiram consumo regular de álcool e mais de 23% apresentaram sintomas de sonolência diurna.

Fonte: TN Online

Nenhum comentário: