segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

CPMF: compensação será discutida na 4ª feira

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que qualquer medida para compensar perdas financeiras causadas pelo fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) tem de ser discutida no Conselho Político, que deve se reunir na próxima quarta-feira (19), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao comentar sobre a possibilidade de o governo vir a criar um imposto destinado à saúde, nos moldes da CPMF, o líder afirmou que cabe ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, a obrigação de estudar cenários e propor alternativas com base em estudos técnicos.

"Mas, depois, há a posição do presidente Lula e a construção da viabilidade política das iniciativas", afirmou. Na mesma linha de Lula, o líder, que sabe das dificuldades políticas do governo no Senado, pediu calma.

"É preciso trabalhar com equilíbrio, verificar as propostas e conversar com a base e com a oposição", disse Jucá. "Acredito na boa vontade de todo mundo para que possamos construir uma alternativa mais inteligente para o financiamento da saúde. Não podemos perder o foco e fazer tudo sempre em conjunto", afirmou o líder.

Na próxima quarta ou na quinta-feira será votado o segundo turno da emenda constitucional que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU), o que permitirá ao governo movimentar cerca de R$ 84 bilhões do Orçamento sem qualquer vinculação a programas específicos. Essa emenda contou com o apoio de parte da oposição durante o primeiro turno, o que deve se repetir nesta semana. Os oposicionistas deram 15 votos pela aprovação da DRU.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: