quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Estado não sofrerá redução na oferta de gás natural, garante Petrobras

O Rio Grande do Norte não sofrerá diminuição na oferta de gás natural caso a Petrobras decida reduzir o fornecimento do combustível em todo o país. A garantia foi dada pela nova diretora de gás e energia da companhia, Maria das Graças da Silva, durante audiência nessa terça-feira (4) com a governadora Wilma de Faria, no Rio de Janeiro. Preocupada com a possibilidade de racionamento do gás, em função da escassez do combustível no Brasil, a governadora apresentou um relatório que aponta para a necessidade de manutenção do compromisso firmado pela empresa de petróleo, de fornecer 1.100 metros cúbicos de gás natural para o Rio Grande do Norte.

Wilma de Faria argumentou que, embora a atual demanda do Estado seja de aproximadamente 400 metros cúbicos de gás por dia, este volume diário deverá subir para mais de 1.045 metros cúbicos do combustível até 2010. “Já existe uma demanda das empresas que devem se instalar no Estado nos próximos anos que irá incrementar consideravelmente a nossa necessidade de consumo”, destacou a governadora, que durante a audiência esteve acompanhada dos secretários estaduais de Planejamento e Finanças, Vagner Araújo, de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado, e de Energia, Tibúrcio Batista.

Ao tomar conhecimento da necessidade de gás natural do Rio Grande do Norte, a diretora da Petrobras designou que um gerente da companhia acompanhe o fornecimento para o Estado e garantiu que “todos os compromissos anteriormente firmados serão cumpridos”. Maria das Graças informou ainda que a companhia pretende adquirir gás líquido, a partir do porto de Pecém, no Ceará, o que reduziria o fornecimento de gás natural produzido em território potiguar para o estado vizinho. Atualmente, o Rio Grande do Norte produz cerca de 3.300 de gás natural por dia, a maior parte escoada para outros estados do Nordeste.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: