terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Peemedebista bate-boca com presidente interino do Senado

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) bateu boca nesta terça-feira com o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), durante a sessão que define o destino político do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Exaltado, Simon criticou a condução dos trabalhos pelo petista --que permitiu discursos de vários senadores sobre as acusações envolvendo Renan.

Simon disse que o plenário não agiu como um "tribunal do júri", nem seguiu a conduta do STF (Supremo Tribunal Federal) em julgamentos relevantes --nos quais apenas a acusação e a defesa têm direito à palavra. Na opinião do peemedebista, os senadores só deveriam discursar depois que as partes envolvidas apresentassem seus argumentos no caso.

"Com todo respeito, eu acho que estão cometendo um grande equívoco. Em um tribunal do júri, fala um, o outro e se colhe o voto. Eu tenho que dar o meu depoimento depois de ouvir ambas as partes. A defesa fala em último lugar", enfatizou.

Em resposta, Viana disse que apenas repetiu nesta terça-feira a mesma conduta do processo anterior contra Renan --julgado pelo plenário no dia 12 de setembro. "A sessão anterior seguiu esse procedimento e não houve nenhuma contestação", afirmou o petista.

Simon, por sua vez, disse que não poderia falar sobre o seu voto sem ouvir a defesa de Renan --mas foi contestado por Viana. "Na sessão anterior o senhor proferiu o seu voto antes do discurso do senador Renan", rebateu o petista.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: