segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Cheques com data errada são aceitos até dia 31

Cheque pode ser um grande problema para quem esquece da mudança de data no momento de preenchê-lo, principalmente com a chegada de outro ano. Os bancos oferecem uma tolerância: os clientes têm até o dia 31 de janeiro para regularizarem a situação. A rasura dos cheques ou a grafia da data referente ao ano passado podem inutilizá-los, impossibilitando o recebimento do dinheiro ao qual se refere. Rasgões e borrões, por exemplo, podem gerar problemas e até impossibilitar o saque. A atenção dos clientes deve ser redobrada, principalmente nos primeiros dias do ano.

Em Mossoró, os principais bancos registraram poucos cheques com data do ano passado, mas já estão informados que a data limite para aceitação vai se prolongar até o dia 31. "Nesse sentido o movimento tem sido pequeno, mas ainda acontece. No entanto, as pessoas estão sendo comunicadas que o banco só vai aceitar tal erro até o final deste mês", disse um caixa que preferiu não se identificar.

A recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é que os clientes troquem a grafia "2007" ou "07" por "2008" ou "08" a fim de diminuir a devolução do cheque. Apesar de ser comum, o número de incidências desses casos não pode ser computado de uma forma objetiva, já que eles são incluídos estatisticamente na categoria de "outras ocorrências", pois até um determinado valor, eles não passam por conferência visual. Porém, os cheques com data do ano passado que foram emitidos no primeiro mês do novo ano ainda poderão ser aceitos, contanto que sejam descontados até o último dia de janeiro. O emitente deverá fazer uma observação no verso do cheque, declarando o erro, para que este tenha validade.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: