segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Inmetro não está vendendo selos

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial(Inmetro) não está vendendo selos, conforme esclarece Cosme Nogueira, diretor de qualidade do órgão. A impossibilidade de se adquirir o adesivo por vias legais fez surgir um comércio paralelo de selos na cidade de Mossoró, mas que não tem a participação do Inmetro. "Nós não vendemos selos de maneira nenhuma e não temos participação nesse mercado", adiantou. Ele assegura ainda que o selo exigido agora pela legislação federal deveria ser apenas como certificado de controle de qualidade dos produtos e não ter sido incorporado às ações de fiscalização nos Estados. "A fiscalização é assunto do Detran e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que são os responsáveis por esse trabalho", adiantou.

O mercado clandestino de adesivos do Inmetro é a única opção para quem perdeu, não possui ou por algum motivo retirou o selo de seu capacete. "Esse selo foi criado para dar segurança ao cliente no momento da compra, para certificar a qualidade daquilo que ele está levando para casa", disse.

A fraude, porém, não é difícil de ser descoberta. Os selos expedidos nos últimos meses pelo Inmetro possuem itens de segurança como cortes transversais que dificultam a remoção.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: