quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Hemocentro faz campanha de coleta para o Carnaval 2008

A unidade móvel do Hemocentro de Mossoró voltou a funcionar ontem, 15 de janeiro, em frente à Câmara Municipal de Mossoró, local onde estará durante todas as terças, quartas e quintas-feiras. Segundo a assistente social do órgão, Denise Morais, com a proximidade do Carnaval a equipe do Hemocentro estará realizando divulgação nos meios de comunicação da cidade com o tema "Faça parte do bloco da solidariedade. Doe sangue, doe vida". Denise Morais chama a atenção da população para que, antes de brincar o Carnaval, passe em uma das unidades do órgão, pois qualquer pessoa pode vir a precisar de uma doação.

Ela acrescenta que o estoque está baixo, sobretudo os tipos de sangue com fator Rh negativo. "Aqui sempre faltam os negativos", diz Denise. No caso de uma urgência o Hemocentro pode vir a ficar sem esses tipos, uma vez que apenas 20% da população tem sangue negativo. Para ser um doador, o voluntário deve dirigir-se ao Hemocentro com documento de identificação. Ele precisa estar saudável, ter idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos.

No próximo sábado, 19 de janeiro, o ônibus estará em Alexandria realizando coletas para o período do Carnaval e no último sábado do mês de janeiro, dia 26, a unidade móvel deve estar na cidade de Apodi. A assistente social do Hemocentro informa que a cidade é um bom posto de coleta, a previsão é de que 80 bolsas de sangue sejam arrecadadas.

Ela comemora o fato de que, de 2006 a 2007, 2 mil novos voluntários procuraram o órgão. O número de doadores do sexo masculino ainda é maior, mas o número de voluntárias vem crescendo.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: