terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Lula marca primeira reunião ministerial do ano para o dia 21

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou a primeira reunião ministerial do ano para o próximo dia 21. A pauta ainda está sendo definida, mas deve incluir a discussão sobre as medidas que buscam compensar o fim da arrecadação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e os cortes no Orçamento Geral da União de 2008.

Durante a reunião, o presidente deverá reforçar seu apelo sobre a necessidade de os três Poderes terem de "cortar na veia" para atender à meta da equipe econômica --que é cortar R$ 20 bilhões do Orçamento de 2008.

"Nós resolvemos com muita seriedade e com muita tranqüilidade, primeiro, anunciar ao Brasil que nós temos que cortar na veia outra vez, ou seja, temos que cortar os gastos. Isso vale para o Poder Executivo, vale para o Poder Judiciário e vale para o Poder Legislativo", afirmou o presidente, no seu programa de rádio ontem.

Na semana passada, foi anunciado um pacote de medidas para compensar o fim da arrecadação obtida com a CPMF. Entre as medidas anunciadas está o aumento das alíquotas do IOF (Imposto sobre Operação Financeira) e da CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) do setor financeiro, além do corte de R$ 20 bilhões nas despesas de custeio e investimento dos três Poderes.

No dia 21, Lula conversa com toda sua equipe após quase cinco meses da última reunião ministerial --que ocorreu no dia 30 de agosto de 2007, na Granja do Torto.

Na ocasião, o tema predominante foi econômico --quando a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) fez um balanço do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), informando que a execução do programa teria passado de 20% para 32% do total previsto ao ano.

Desta vez, o presidente reúne os ministros e lideres do governo um dia antes de Dilma fazer um novo balanço do PAC. Pela agenda oficial, a previsão é que a ministra trate do tema no dia 22.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: