segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Polícias integradas durante o carnaval

Para a Polícia Militar já está quase tudo pronto para o carnaval 2008. O efetivo que será destinado às cidades do interior já está definido e organizado, faltando apenas os últimos acertos do policiamento de Natal. A PM está dependendo dos ofícios da prefeitura da capital, mas isso deve ser resolvido até o início desta semana.

Em Natal o policiamento será reforçado nos pólos de folia, com homens que estariam de folga. O policiamento do resto da cidade não será prejudicado, permanecendo como nos dias comuns. No interior, o reforço irá para as localidades onde tradicionalmente há acúmulo de pessoas, com destaque para os maiores carnavais do Estado.

Ao todo, 4.275 homens estarão espalhados em todas as cidades, incluindo os que trabalham nos batalhões do interior. Com a escala de 24h, cada dia de carnaval contará com 2.522 policiais militares. Os homens que reforçarão o efetivo do interior sairão de Natal na sexta-feira, 1o de fevereiro, após serem reunidos no quartel do Comando Geral para a palavra do comandante Marcondes Rodrigues. Já o retorno está marcado para a quarta-feira de cinzas. “Estamos preparados para proporcionar mais uma vez um carnaval tranqüilo”, ressaltou o comandante do policiamento do interior, coronel Francisco Canindé de Freitas.

Cerca de 25 municípios e praias do interior terão o policiamento reforçado. Em Macau, por exemplo, onde acontece um dos maiores carnavais do Estado, 300 homens estarão preparados para propiciar uma brincadeira sem maiores transtornos. Sendo que, pelo sistema de escala, 150 homens trabalham por um dia inteiro, enquanto a outra metade descansa.

Na mesma região, serão reforçados os efetivos de Guamaré e Galinhos. Em Caicó, cidade também de grande folia momesca, 462 homens estarão trabalhando, somente no centro do município. Receberão homens extras ainda Alexandria, Apodi, Areia Branca, Assu, Alto do Rodrigues, Lajes, Touros, São Miguel do Gostoso, Maxaranguape, Extremoz, Caiçara do Norte, Pipa, Pirangi do Norte, Tibau do Sul, Baía Formosa e Canguaretama, na região de Barra do Cunhaú.

O cel. Freitas ressaltou que este ano a PM deverá fazer um trabalho mais integrado com outras forças policiais. Ele mesmo participou de uma reunião no fim da semana passada em Assu, depois que vários assaltos ocorreram a ônibus em estradas daquela região. “Isso já está sendo colocado em prática. Um exemplo é a prisão de três estrangeiros que praticaram um furto em Assu e acabaram presos pela Polícia Rodoviária Federal, depois que foi contactada”, disse.

Ele lembrou, porém que cada folião também deve fazer a sua parte, para que o RN tenha um carnaval de alegria, com baixos índices de ocorrências.

A Polícia Civil também preparou um esquema especial para o carnaval. Em Natal, as delegacias de plantão e a da Redinha serão reforçadas, com o número dobrado de delegados, escrivães e agentes. No interior, receberão equipes extras as localidades de Touros, Pipa, Macau, Caicó, Apodi, Alexandria, Nova Cruz e Areia Branca. Os demais municípios terão suas delegacias em funcionamento normal.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: