terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Samu receberá nova ambulância de suporte básico em sua frota

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), unidade de Mossoró, através do Governo Federal, receberá uma nova ambulância. De acordo com Luiz Gomes, coordenador geral do Samu/Mossoró, a ambulância está sendo disponibilizada esta semana em São Paulo. Os custos, por exemplo, para manutenção, emplacamento e pagamento de seguro serão pagos pela prefeitura.

A ambulância será destinada para reserva técnica. "Com ela aumentaremos a frota, no entanto, não a colocaremos para ficar circulando. Iremos utilizá-la apenas quando for necessária a realização de manutenção em uma das ambulâncias de suporte básico e de UTI já existentes no município. O que representa uma coisa boa, visto que teremos condições de fazer periodicamente manutenção nas ambulâncias sem dar descontinuidade ao serviço", ressaltou Luiz Gomes.

O coordenador acrescenta que no Samu na cidade já existem quatro ambulâncias. Três de suporte básico e uma de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Pela determinação do Ministério, para municípios como Mossoró, que tem mais de 200 mil habitantes, a exigência é de que tenha duas ambulâncias e uma UTI. E temos três de suporte básico", informa Luiz Gomes.

Uma ambulância de suporte básico possui material como para aspirar, cadeira de rodas e tomadas para ligar os equipamentos. Ela, segundo Luiz Gomes, pode ser adaptada e ser transformada em ambulância UTI.

"É importante que as pessoas se conscientizem de que o Samu não é um serviço ambulatorial, mas sim, um serviço de regulação médica. O número de ligações que o Samu recebe mensalmente varia de 90 a 120. No entanto, isso não significa que o número de serviços seja o mesmo, pois muita coisa é resolvida por telefone, pelos médicos", acrescenta.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: