segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Sesutra adota providências para inauguração do Aterro Sanitário

A Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes (SESUTRA) adota providências para a inauguração do aterro sanitário, dia 31, à margem direita da RN-110, Mossoró—Areia Branca, ao custo de R$ 3,3 milhões, em parceria com a Petróleo Brasileiro S/A (PETROBRAS), que participou com R$ 1 milhão para a compra de equipamentos.

O aterro vai receber, por etapas, 100% do lixo produzido na cidade. Inicialmente, apenas uma parte do lixo é depositada no aterro, e a outra continua no lixão das Cajazeiras, bairro Santo Antônio. Em um mês, segundo informação da Sesutra, o lixão das Cajazeiras será completamente desativado.

Com uma área construída de 94.000 m2, o aterro sanitário é composto de duas cédulas, com estimativa de vida útil ampliada para sete anos e meio, com a implantação do Programa da Coleta Seletiva de lixo sólido, e se destina a receber resíduos sólidos domiciliares e comerciais da área urbana e das localidades rurais com coleta regular, evitando a contaminação do solo, da água e do ar, o que implica benefícios de ordem econômica, social, estética e de saúde.

O aterro sanitário conta com o serviço de duas caçambas, dois tratadores de esteira, uma escavadeira hidráulica, duas balanças, setor administrativo e oficina mecânica, e funciona com oito pessoas, quatro no setor administrativo, limpeza e manutenção, e quatro operadores de máquinas.

ARBORIZAÇÃO – O aterro sanitário levará em conta a preservação do meio ambiente, com a recomposição da flora em redor das células (valas para depósito de lixo), a cargo da Gerência do Meio Ambiente, no caso, a plantação de mudas nativas e arbóreas, o que torna o ambiente ecologicamente correto.

Fonte: Assecom/PMM

Nenhum comentário: