sexta-feira, 28 de março de 2008

Nordeste é a região mais beneficiada por programas sociais

A Região Nordeste ainda tem o percentual mais elevado (35,9%) de domicílios em que algum morador recebeu dinheiro de programa social de transferência de renda. Essa é uma das constatações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), com dados coletados em 2006, divulgada hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na pesquisas anterior, referente a 2004, o Nordeste já liderava o ranking de recebimento de benefícios por domícilio, com índice de 32%. Entre 2004 e 2006 não houve mudanças no ordenamento por região. Em segundo lugar, permanece o Norte, com 24,6%, seguido pelo Centro-Oeste (18%). Um novidade é que o índice do Sudeste chegou a 10,3%, configurando praticamente um empate com a Região Sul (10,4%), a única onde não houve crescimento entre um levantamento e outro.

Uma em cada três famílias nordestinas, de acordo com a pesquisa, recebia o Bolsa Família em 2006. Mais da metade das famílias inseridas no programa no Brasil está nos estados nordestinos. O benefício chegou a 4,9 milhões de domicílios na região, que também lidera o recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) – presente em 541 milhões de domicílios nordestinos – e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) .

Dos 10,02 milhões de domicílios brasileiros em que houve recebimento de recursos de programas sociais em 2006, as Regiões Nordeste, com 4,9 milhões, e Sudeste, com 2,5 milhões, responderam em conjunto por 74,7% do total. “Cabe destacar que isso resulta de que a proporção de domicílios particulares do Nordeste correspondeu a 25,3% do total do país [segunda região mais populosa] e que o percentual de unidades domiciliares daquela região em que houve recebimento de programa social foi de 35,9% [o mais elevado entre as regiões]”, ressalta o texto da Pnad.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: