quinta-feira, 20 de março de 2008

Presidente e petistas defendem o término da reeleição em 2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, Ricardo Berzoini, pretendem articular o final da reeleição no próximo ano. Lula teria dado aval a Berzoini para retomar negociações com os tucanos e preparar o terreno político para um acordo que possa ser colocado na praça após as eleições.

Em conversas reservadas, Lula voltou a rejeitar a hipótese do terceiro mandato, tese novamente aventada pelo deputado petista Devanir Ribeiro em discurso no Congresso. Segundo relato de um auxiliar direto do presidente, Lula teria dito que "não se brinca com isso", pois seria "quebrar um valor da democracia." O presidente pediu, mais uma vez, que fosse dito a Devanir que ele cria crises artificiais ao abordar o tema, pois gera desconfiança na oposição.

Já o fim da reeleição e o restabelecimento do mandato presidencial de cinco anos interessam a Lula e ao PT.

O presidente condicionava seu apoio ao final da reeleição a um acordo com o PSDB. Berzoini relatou ao presidente que petistas e tucanos voltaram a conversar sobre o tema e que há clima para tentar votar essa proposta. O PT avalia que o fim da reeleição deve ser votado ainda no mandato de Lula para evitar que o próximo presidente dinamite a idéia diante da possibilidade concreta de realizar dois governos seguidos.

Fonte: FolhaNews

Nenhum comentário: