terça-feira, 8 de abril de 2008

Apenas três dos 42 açudes do RN faltam sangrar

Apenas três dos 42 açudes administrados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no Rio Grande do Norte ainda não sangraram. Segundo o coordenador técnico do órgão, Antônio Marcos Nascimento, os açudes José Batista, em Poço Branco, Totoró e Currais Novos,devem alcan‡ar suas capacidades máximas nos próximos dias. Mesmo com o alto índice pluviométrico e o crescente aumento no nível dos reservatórios, não há problemas registrados em relação à estrutura das barragens. "Todos os açudes estão sob controle", revelou Antônio Marcos.

O Açude Itans, em Caicó, era o que trazia mais preocupação, mas por ter estiado está sob controle. Já a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves é a que apresenta a maior vazio, com 2,4 bilhões de metros cúbicos, e a maior lâmina de água, chegando a 3,58 metros, atualmente. A menor sangria até o momento foi do Açude Caldeirão, em Parelhas, com 18 centímetros.

Para o coordenador técnico do Dnocs, as barragens estão cumprindo um papel fundamental de proteger as cidades contra o avanço das águas, apesar de algumas terem sido inundadas pelas águas. "A população do Baixo Assu, por exemplo, foi prejudicada, mas se não fossem as barragens teria sido pior'', disse Antônio Marcos, lembrando que as construções estão contendo a força das águas.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: