sexta-feira, 4 de abril de 2008

Começa força-tarefa do governo para ajudar desabrigados

O Governo do Estado começa a enviar nesta sexta-feira (4) para as áreas atingidas pela chuva, em caráter emergencial, cerca de 3 mil cestas básicas, centenas de doses de vacina para prevenção de doenças, medicamentos, colchões e cobertores, barcos para resgate, caminhões-pipa para abastecimento humano e tratores. Ginásios esportivos, escolas, galpões e outros equipamentos públicos serão usados para acomodar os desabrigados pelas chuvas. O pacote de medidas determinadas pela governadora inclui ainda o reparo imediato de estradas e pontes.

As medidas foram anunciadas na noite desta quinta-feira (3) durante reunião com o gabinete de crise, formado pelo vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, e todos os secretários de Estado, montado para avaliar os estragos provocados pelas inundações e executar as ações de socorro às vítimas.

A governadora Wilma de Faria vai verificar pessoalmente as condições do Vale do Açu e da região do Apodi, nesta sexta e sábado (5), respectivamente, as mais atingidas pelas fortes chuvas que caíram no interior do Estado.

A logística para execução das ações conta com a participação direta de várias secretarias e órgãos do governo estadual e o apoio das Forças Armadas. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica enviarão soldados, máquinas e equipamentos de emergência aos locais atingidos pelas chuvas.

No início da manhã desta sexta, a força-tarefa montada pelo governo já contará com três helicópteros (o da Polícia Militar, um da Marinha e um terceiro da Petrobras). Outras aeronaves deverão chegar ao Estado ao longo do dia. A Governadora falou pessoalmente com o presidente da Petrobras, Sérgio Babrielli, pedindo helicópteros da empresa para ajudar na operação.

A governadora pediu também o auxílio do governo federal com a liberação de recursos. Ela encaminhou no início da noite dois pedidos oficiais de ajuda aos Ministérios da Saúde e da Integração Nacional. Ao todo, 33 municípios do RN decretaram estado de emergência e de calamidade. Pelo menos 20 pontos de estradas necessitam de recuperação imediata. Há registro de queda de pontes e de barreiras nas rodovias.

Duas pontes em especial já começam a receber no início da manhã reparos (a de Jucurutu e a de Umarizal). As duas estruturas foram atingidas pelas fortes águas do rio Piranhas e suas bases começam a receber reforço nas primeiras horas do dia para evitar maiores danos.

A coordenação central do gabinete de crise será concentrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gabinete Civil da governadora e Defesa Civil. Duas coordenações regionais serão instaladas já nesta sexta no Vale do Açu e na região do Apodi. Equipes de diversos órgãos do Governo, por terra e ar, percorrerão todo o Estado para identificar novas áreas em situação emergencial e monitorar os locais de risco já conhecidos.

A governadora decidiu ainda adiar temporariamente a festa de inauguração do Complexo Turístico da Ilha de Santana, em Caicó, prevista para este sábado (5).

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: