quarta-feira, 2 de abril de 2008

Prazo para uso de carteiras de estudantes é prorrogado

De acordo com assessor técnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SETRANS), Rogério Davi, a validade das carteirinhas expirou no dia 31 de março, mas o prazo para o uso da identificação em transportes coletivos municipais e intermunicipais foi prorrogado por 30 dias. O estudante que tiver o documento de identificação de 2008 recebe um cartão provisório e quem tem a carteirinha de 2007 continua usando normalmente.

O processo executivo da implantação das novas máquinas nos coletivos será iniciado hoje e até sexta-feira, 4 de abril, será fornecido o cronograma de implantação das máquinas, após a instalação terá início a divulgação dos procedimentos a serem tomados pela população que utiliza o Mossoró Card e a carteirinha da gratuidade.

Ele explica que o principal motivo para a troca das maquinetas era os problemas causados pela poeira que se fixava nas carteirinhas e penetrava nos equipamentos, mas os novos equipamentos não admitem a entrada de sujeira. No novo documento, o chip, mecanismo onde ficam armazenados os créditos que dão acesso ao transporte coletivo municipal, fica localizado no interior da carteirinha e não possui contato com o ambiente externo.

Segundo Vanicleudo Batista, responsável pelo processo de emissão de carteirinhas, cerca de 12 mil estudantes já efetivaram a confecção do novo documento estudantil. Ele afirma que desde ontem, 1º de abril, o estudante já podia usar a nova identificação no sistema de transportes.

Porém, como ainda não foi instalado o novo sistema nos ônibus da cidade, os estudantes vão receber um cartão provisório para que coloque seus créditos até que haja a mudança. Segundo ele, a previsão para a instalação dessas máquinas é até o dia 15 ou 30 de abril. Depois de instaladas, os estudantes devem devolver o cartão provisório no ato da recarga e os créditos que ainda possam existir serão transferidos para a nova carteira.

Vanicleudo menciona que para a entrada em eventos só será aceito o uso da nova identidade estudantil.

As carteiras serão confeccionadas até o fim deste mês, com probabilidade de prorrogação do prazo. Para fazer a nova identidade estudantil, o discente deve comparecer ao setor responsável com o formulário preenchido e com o carimbo e a assinatura do responsável pela instituição em que estuda ou apenas levar a xerox do comprovante de matrícula junto com o formulário. As carteiras com chip custam R$ 12,00 e as que não possuem chip R$ 8,00.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: