quarta-feira, 4 de junho de 2008

Após engano, Receita volta a bloquear consulta a lotes do IR 2008

A Receita Federal já tirou do ar a consulta ao primeiro lote de restituições do IR 2008 (Imposto de Renda da Pessoa Física). Ontem, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que a liberação ocorreria na próxima semana, mas por "algum engano ainda pesquisado", segundo o órgão, alguns dados foram liberados antecipadamente hoje.

Segundo a assessoria de imprensa da Receita, a consulta será liberada às 8h de segunda-feira, no site da Receita. A quantidade de contribuintes incluídos no lote, bem como os valores liberados, devem ser anunciados ainda hoje.

Os recursos vão estar disponíveis no banco a partir do dia 16 deste mês, uma segunda-feira.
Como em anos anteriores, a expectativa é de que a maioria das restituições nesse lote seja para contribuintes com mais de 60 anos, em cumprimento ao Estatuto do Idoso, mas outros contribuintes também podem estar incluídos.

Neste ano, serão sete lotes, pagos entre junho e dezembro. O prazo de declaração do IR 2008 se encerrou no início de maio. A Receita Federal recebeu 24,2 milhões de declarações. Foram 23,907 milhões pela internet e cerca de 300 mil em formulário.

Quem não declarou dentro do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. A entrega para os atrasados ocorre também no site da Receita --o valor da multa sobe 1% a cada mês. No ano passado, foram recebidas 740 mil declarações atrasadas.
Confira as datas do pagamento de cada lote:

1º Lote: 16 de junho
2º Lote: 15 de julho
3º Lote: 15 de agosto
4º Lote: 15 de setembro
5º Lote: 15 de outubro
6º Lote: 17 de novembro
7º Lote: 15 de dezembro

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: