segunda-feira, 2 de junho de 2008

Aviões da Embraer ao governo custarão R$ 84 mi cada

Cada um dos dois aviões Embraer 190 vendidos ao governo brasileiro terá um preço de R$ 84 milhões, com configuração especial para atender o transporte de autoridades, disse hoje o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado. A previsão é de que a primeira aeronave seja entregue em março de 2009 e a segunda em novembro do mesmo ano. Os dois aviões vão substituir os dois Boeings da Presidência da República, que já estão em operação há mais de 30 anos.

De acordo com o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, a substituição deve-se ao desgaste natural dos aviões do governo, que têm gerado um elevado custo operacional. Segundo ele, os modelos da Boeing têm sofrido "panes complexas" e exigiram a instalação de novos equipamentos. O comandante citou ainda que os aviões antigos têm elevado consumo de combustível e carecem da falta de uma empresa nacional para manutenção.

"O Airbus continua sendo o avião principal da presidência, mas o Embraer vai funcionar como reserva, já que ele tem autonomia para voar para qualquer capital da América do Sul", disse Saito, referindo-se ao Aerolula.

Os dois Boeings da Presidência, a dupla Sucatinha e Sucatão, serão levados para o Rio de Janeiro e o governo pensa em vendê-los.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: