quinta-feira, 26 de junho de 2008

Detento apanha e é violentado sexualmente por sete presos

O detento Francisco Alexsandro Bezerra, conhecido por Alex, foi espancado e violentado sexualmente por sete colegas de cela da Penitenciária Estadual do Seridó. O fato causou muita repercussão na cidade.

Alex cumpre pena por apropriação indébita e o motivo que poderia ter levado a atitude tão violenta é que ele é considerado nos meios penitenciários como “dedo-duro” da polícia. A direção do presídio encaminhou o presidiário para prestar queixa na delegacia de polícia e passar por exame no ITEP que constatou ter sido ele abusado sexualmente. A vítima foi colocada num isolamento no mesmo presídio.

“Não tinha motivos para fazerem isso comigo, não. Agora eu tenho certeza que para fazer isso comigo, foi mandado por alguém”, comentou. O detento não citou o nome de quem, no seu entendimento, teria tramado os atos de violência contra ele. “Eu não tinha rixa contra nenhum deles. Eu tenho certeza que foi alguém que mandou, foi a mando de alguém, agora eu não sei dizer quem foi, porque eu não tenho certeza”, declarou.

O major Marcos Moreira, diretor da Penitenciária Estadual do Seridó, disse que o caso foi registrado na sexta-feira passada, à noite. “E no sábado pela manhã os agentes foram comunicados e isolaram a vítima dos outros presos e comunicaram à direção. Nós determinamos que o isolamento permanecesse, ou seja, ele ficasse longe dos demais presos e tomamos as providências de praxe”, citou o diretor. Major Marcos Moreira relatou que foi aberta uma sindicância administrativa para apurar os fatos.

Com relação aos acusados dos atos, o diretor realçou que ocorrerão as punições administrativas disciplinares. “E isso não impede que seja apurado por meio da justiça. A polícia deverá tomar as providências e encaminhar para a justiça. Na parte administrativa nós já abrimos uma sindicância, já ouvimos a vítima e vamos ouvir os presos acusados. E cada preso poderá receber uma punição de trinta dias com isolamento no castigo e isso traria como conseqüência também ter os seus benefícios impedidos”, narrou. Em depoimento ao major Marcos Moreira, o presidiário Alex afirmou que cinco presidiários participaram diretamente da agressão sexual e dois seguraram a vítima.

Os acusados da ação violenta contra Alex, conforme depoimento dele, são: Fagner Wanderlan Santino da Silva (Cheiro), Francival Donato dos Santos, José Batista de Araújo, Marcos Maciel da Silva Santos, André da Silva Costa, Janiclei dos Santos Justino, Severino Alexandre da Silva. Alex está preso há poucos dias, mediante decisão judicial. Dias antes ele tinha chegado de Natal, onde estava internado no Hospital Walfredo Gurgel. Em Caicó ele tinha sido vítima de golpes de faca-peixeira e transferido para a capital.Ainda está em processo de recuperação da cirurgia.

Fonte: DN Seridó

Nenhum comentário: